Brasil 500 anos

A comunidade Líbano Brasileira recentemente doou um monumento à cidade de São Paulo, pela comemoração dos 500 anos do Brasil, tendo tido os libaneses, o privilégio de serem os primeiros, entre os imigrantes, a homenagear o Brasil e procurando representar com esse gesto uma parte
da enorme gratidão pela acolhida que lhe deu o povo brasileiro.

A cerimônia da inauguração do monumento emocionou a todos os presentes. Foi realizada no dia 17 de setembro de 2000, às 11:00 horas na Praça Prof. Jairo de Almeida Ramos, em São Paulo, a praça situa-se na Av. República do Líbano, a apenas três quadras do Clube Atlético Monte Líbano, considerado o mais belo clube libanês do mundo.

E curiosamente, a Av. República do Líbano em São Paulo foi inaugurada pelo ex-presidente do Líbano, Camille Chamoun, um dos heróis da jovem república libanesa, por ocasião de sua visita ao Brasil, em maio de 1954.

O monumento, uma escultura em bronze de 3 metros de altura, foi elaborado pela artista plástica libanesa Odette Eid e tem o mapa do Brasil com o Cedro do Líbano no centro, simbolizando a perfeita integração e a presença dos libaneses e seus descendentes em todo o território nacional. Uma pedra típica enviada especialmente do Líbano, está emcrustrada na placa, em comemoração ao evento.

O evento contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, além de autoridades políticas, militares, eclesiáticas e diplomáticas.

A comissão organizadora foi formada por Lody Brais (coordenadora e mentora do evento), Omar Gholmia , Antoine Yahchouchi e Ali Ahmad Said Yassin, e contou com a valiosa colaboração dos membros integrantes do Clube Atlético Monte Líbano, que sediou todas as reuniões preparativas do evento, entre eles o presidente do Clube, Rubens Elias Haddad, Samir Gattaz Cury e Elias Samara Neto.


 

 

 


© LibanByLody "todos os direitos reservados"
LOGARIA BRASIL EDITORAÇÃO E DESIGN
sergio@guiadolivro.com.br